Esse ano tenho o prazer de trabalhar com a galerinha do 1º e do 2º ano nas aulas de Educação Física no nosso CIEP. As turminhas e seu integrantes estão a mil e é necessário estar sempre preparado com planos B, C, D … para quando o planejamento principal fugir um pouco do esperado.
Na nossa última aula, antes da semana santa, fomos para quadra explorar a brincadeira de “Amarelinha”. Graças a Web, ao Twitter ,ao FB, e aos perfis que venho seguindo, pude descobrir e redescobrir coisas incríveis para enriquecer e dinamizar nossas aulas. A idéia da “Amarelinha” veio através do perfil da revista NOVA ESCOLA ( Sobre amarelinha: ; Diferentes formas: ; tudo dentro da coletânea de atividades ).
Basicamente apresento a amarelinha básica e um pouco da sua história. Mostro que existem outras formas de desenhar e pular. Enquanto vão experimentando os desafios de coordenação e equilíbrio nas amarelinhas do “professor”, vou liberando um pedacinho de giz para cada um arriscar seu desenho de amarelinha.
Como aconteceu em outros anos quando levei essa proposta para os pequenos daquela época ( Veja como foi... ), os desenhos de amarelinha além de novos formatos vão dando lugar a um grande estúdio de desenho onde a criatividade é o limite. Temos aí uma nova versão do movimento “ARTE NO CHÃO” onde os alunos se expressam e deixam sua marca, registrada pelo professor em fotos.
Algumas fotos tratei no Pixlr-o-Matic Online, editor que mistura filtros, luzes e molduras nas imagens originais deixando-as bem legais!
Vejam as imagens e coleção de obras na integra no Flickr :
Em breve novidades sobre brinquedos e jogos cantados... Aguardem... :)
Prof. Marco A. Ananias
Educação Física