terça-feira, 12 de abril de 2011

Queimado com Coringa - Resultado Final

Enfim chegamos ao final do I Torneio Interno de Queimado Com Coringa do CIEP Patrice Lumumba. No dia da última rodada decisiva, tivemos o fato lamentável na EM Tasso da Silveira que deixou um clima tenso no ar.  Os alunos estavam um pouco agitados e o fator psicológico e emocional fizeram a diferença. Após meditar sobre caminhos para evitar que possa existir qualquer chance de algo parecido voltar a acontecer seguimos a vida, vibrando muita luz para as crianças que partiram, muita força para os colegas e coleguinhas que retornarão e buscar trabalhar fundo a relação entre os alunos, o respeito pelas diferenças, a valorização da diversidade, a busca pela inovação, liberdade e segurança, democracia etc.

Após 5 rodadas de partidas desse novo queimado, onde todas as turmas jogaram entre si, acumulando 3 pontos a cada vitória e 1 ponto por empate, lembrando que cada turma possui duas equipes: Feminina e Masculina, temos três resultados a apresentar: Classificação Final Feminina, Masculina e Geral. Acompanhe os gráficos.




 Esse torneio foi uma experiência que surgiu dentro de uma construção coletiva da escola. Foi interessante ver como cada um se envolveu no processo, as atitudes e comportamentos demonstrados em situações diferentes. Alguns alunos são mais esquentados, outros mais participativos, alguns são meio egoístas, outros não sabem perder. Os resultados são perfeitamente compreensíveis pelas circunstâncias tais como, turmas com mais meninas que outras, de meninos idem, pequena diferença de idade entre algumas turmas, fator sorte nas coringadas e alguns vão falar do árbitro...

Alguns momentos das partidas desde a escolha do coringa à ação propriamente dita.





























Obrigado por todos que ajudaram e torceram para que tudo acontecesse dentro do planejado. Nem tudo foi perfeito e tivemos alguns excessos mas que servem para nos aprimorar para os futuros eventos dessa natureza. Parabéns aos alunos, principalmente os que encontraram diversão dentro dessa competição e perceberam o valor da participação independente do resultado do jogo.

Marco.
Ed. Física.

sábado, 2 de abril de 2011

Torneio de Queimado com Coringa


Esse ano começamos as aulas de Educação Física explorando uma variação do jogo Queimado, o Queimado com Coringa, sugestão de uma nova aluna do Ciep, já comentado no post anterior.

Depois do Carnaval experimentamos o Bola à Torre (iniciação ao Basquete) e o Câmbio (Iniciação ao Voley). Futuramente volto a falar desse dois excelentes jogos com mais detalhes pois o assunto agora é o Torneio de Queimado com Coringa.

Esse torneio terá 5 rodadas, onde as seis turmas que dou aula, jogarão entre si, somando 3 pontos por vitória ou 1 ponto por empate. Ao final da última rodada a turma que somar mais pontos é a campeã. O jogos são por categoria feminino e masculino e cada partida tem 15 min. de duração. Vence quem queimar mais vezes o coringa secreto do adversário durante esse tempo.

Estamos a duas rodadas do término do torneio e já tivemos excelentes jogos, muita emoção e animação por parte dos alunos e a disputa está acirra. Como os pontos de cada turma são a soma dos pontos das meninas com os pontos dos meninos temos muitas variáveis que deixam o evento mais emocionante.

Seguem alguns dos melhores momentos do jogos já disputados e em breve divulgaremos o resultado final do torneio mas sabendo que todos que participam podem se considerar vencedores.

Olha a Bola!
Marco - Ed. Física




sábado, 26 de fevereiro de 2011

Começaram as aulas!


Começaram as aulas! E na Educação Física  não poderia ser diferente! Após uma semana de capacitação específica para Educação Física Escolar, oferecida pela Secretaria  Municipal de Educação,  onde muita informação e motivação foi passado para nós professores da rede por outros grandes  professores ( mais informações dessa vivência e algumas fotos no blog -  http://santacorporeidade.blogspot.com/2011/02/iniciando-novo-ano-letivo-2011.html ), iniciamos nossas aulas valorizando o diálogo entre alunos e professores, respeitando os contextos e nossas histórias e tentando criar um tempo, um espaço e uma condição onde o processo de ensino e aprendizagem da cultura corporal do movimento possa ser praticado, experimentado e vivido  tanto pelo aluno como pelo educador.

Inspirado pelas palavras e idéias apresentadas na capacitação e estudando as orientações curriculares de Educação física, da Secretaria de Educação, trouxe para um papo inicial a importância da participação do aluno na construção e seleção de conteúdos a serem trabalhados e da visão de progressão que devemos ter nas atividades pedagógicas, indo do mais fácil para o difícil, do simples para o complexo.

As turmas do 5º e 4º anos, a 1301 e a 8101 após um bom papo inicial sobre as possibilidades do Ano Letivo, a forma como iremos trabalhar na Ed. Física e as apresentações dos alunos novos, foram desafiadas a praticar o jogo Queimado, que todos conhecem, com alguma variação que o tornasse mais difícil e animado. Dei alguns exemplos como queimado que não volta, queimado com escudo, queimado com setores.  Para nossa felicidade um nova aluna  trouxe de suas experiências em outra escola,( agora escrevendo não tenho certeza do nome da nossa nova aluna mas assim que confirmar vou acrescentar nos comentários, ok?) uma variação muito legal que fez o maior sucesso com a maioria absoluta dos alunos.

Queimado com Coringa, esse é o nome. Cada time escolhe um dos seus jogadores para ser o Coringa, sem que o outro time saiba. Só o Juiz ( Eu ) pode conhecer os dois Coringas. O time que queimar o Coringa do outro time vence a partida.

Houve várias estratégias como defender o Coringa, defender um falso coringa para confundir, escolher um bom jogador para ser ocoringa, etc.

Jogamos na terça com a bola de voleybol e na quinta com uma bolinha menor tipo minifutebol meio vazia o que facilitou a pegada para muita gente. Na quinta algumas turmas ainda adicionaram ao Queimado com Coringa, o Queimado com Escudo, onde alguns jogadores, usando colete, são inqueimáveis e podem e devem proteger seu time, criando mais uma dificuldade para o adversário que vai ter que trabalha e passar a bola entre si para atingir seus objetivos, queimar o Coringa.

Show de Bola todo mundo! Até a próxima...
Marco

Veja mais alguns momentos dos jogos:







quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Mais um ano letivo chega ao final, alunos e professores param e analizam o produto do trabalho realizado , momentos de muita alegria outros nem tanto,porém os laços afetivos foram costurados neste vai e vem da convivência diária,principalmente para uma turma de horário integral,como a 1301.
Tive o privilégio de trabalhar com os alunos e alunas desta turma,crianças inquietas,levadas,inteligentes e muito criativas,a cada dia de aula me surpreendia com o desenvolvimento do grupo.A maioria dos alunos já os conhecia, desde o primeiro ano escolar,agora no terceiro ano, perdi alguns e recebi outros vindos do Ciep Procópio Ferreira.Rapidamente, nos enturmamos e iniciamos o nosso trabalho pedagógico. Sabíamos, que o conteúdo a ser trabalhado neste processo final de alfabetização, principalmente em Língua Portuguesa ,seria bem forte,através da leitura e interpretação de textos ,não esquecendo da Matemática e das experiências dos Cientistas do Amanhã,cujos materiais são armazenados no belo armário azul.
Analisando o todo do trabalho realizado, em um ano letivo com várias interrupções, as que constam do calendário escolar e outras extras ,o nosso trabalho foi muito bom.Conseguimos que os alunos que vinham se arrastando no seu processo de aprendizagem da leitura,vencessem as suas dificuldades,ultrapassando a barreira do analfabetismo funcional.Claro que, infelizmente a corrente foi qubrada ,deixando alguém para trás,porém foi somente uma pessoinha. Com toda certeza vai encontrar o seu caminho no próximo ano letivo e todos nós seus amigos estaremos de braços abertos para ajudá-la.
A alegria foi completada, com a vitória do aluno Matheus Gomes da Silva,que foi um dos premiados no" Concurso de Poesias na Escola 2010",promovido pela Secretaria Municipal de Educação,a premiação foi na Academia Brasileira de Letras,(ABL),com a participação do poeta Ferreira Gullar.
Estaremos em breve apresentando os bons momentos das vivências pedagógicas realizadas com este grupo ,enriquecidas através da fotografias.
Encerro o ano letivo de 2010 com o sentimento do dever cumprido,com respeito e atenção às crianças que estavam sob a minha responsabilidade pedagógica.
Agradeço a Oxalá pela força e iluminação interior.
Até o próximo ano letivo de 2011.

Adelia Azevedo
Professora regente/1301

domingo, 21 de novembro de 2010

Corrida de Fórmula T ( Tampinha ) - Educação Física

Oi Amigos,

Em meio aos preparativos da comemoração do aniversário de 25 anos do CIEP, surge uma nova brincadeira no nosso tempo e espaço da Educação Física. E foi através do antigo giz, do chão do fundo da quadra e de algumas tampinhas de garrafas, mais a disposição e imaginação dos nossos alunos.

Resgatando uma brincadeira em minha história e no meu lado criança, sugeri uma pista ou circuito fechado, com curvas e retas, alguns trechos mais estreitos e com uma linha ou faixa de largada e chegada, desenhado no chão. No meu tempo de "ginásio" ou 1º  grau fazíamos muito no caderno,  pistas similares para correr com canetas e suas linhas. Na praia, até pouco tempo, fazia com meu filho pistas parecidas mas em alto relevo com morros, túneis e valas. Nesse caso corríamos com tampinhas.

Logo um pequeno grupo se interessou pela proposta da corrida, cada um com seu carrinho-tampa, todos movidos a propulsão de petelecos e pequenos tapas. Um de cada vez deslocava sua tampinha no sentido de contornar a pista e ser o vencedor. Quem saísse da pista retomava posição na linha, no ponto que escapou.

Foi só percorrerem algumas curvas na brincadeira que rapidamente iniciou-se uma busca a tampinhas pela quadra e adjacências. Com novos pilotos, tivemos que desenhar outro circuito.  Imediatamente após as duas pistas estarem tomadas de corredores, um grupo partiu para a criação de uma nova pista feita só pelos alunos. Fizeram uma bem grande e estreita, bastante desafiadora.

 Surgiram estratégias inusitadas como colocar terra dentro da tampinha para aumentar o efeito solo e ter mais aderências ao piso e inventaram novas regras como tentar um peteleco para colocar a tampinha num ponto bem a frente por fora da pista. Em caso de parar fora das linhas, voltaria ao início. Teve também um desenho de pista diferente e alternativo.

Foi um momento da aula muito legal, pela descoberta de uma novidade, pelo entrosamento de todos, pelo jogo em si e espero que o alunos levem essa opção em sua bagagem de possibilidades de brincadeiras, lazer, arte e relacionamento.

Seguem abaixo mais imagens como registro desse instante que a turma 1302 vivenciou na aula de Educação Física do dia 16 de Novembro de 2010.

Parabéns e obrigado a Turma!