PARABÉNS ALUNA NOTA 10
SABRINA DA SILVA BEZERRA
A aluna Sabrina,mais uma vez confirma o seu excelente desempenho escolar.Nas provas do segundo bimestre,com brilhantismo tirou nota 10(cem),nas disciplinas de:
Língua Portuguesa(duas provas) e Matemática.
A turma 1401,colegas e professora estão orgulhosos de ter você como nossa amiga e aluna.
Abraço:
Adelia Azevedo
Professora Regente/Turma1401
quarta-feira, 27 de julho de 2011
quinta-feira, 14 de abril de 2011
A luta e o luto
Logo após o ocorrido na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, Rio de Janeiro, recebemos do pai de um de nossos alunos uma carta refletindo sobre esse triste fato. Como estamos conduzindo nossas vidas, nossas atitudes e hábitos enquanto cidadãos, família e sociedade? Como está o diálogo e a relação entre as pessoas? Ainda conversamos sobre a Vida, sobre o dia a dia, “sobre o tempo, sobre alegria e triteza”, sobre Deus? Estamos deixando a mídia conduzir nossos filhos e alunos nesse processo de formação e desenvolvimento?
Os alunos do CIEP Patrice Lumumba, em solidariedade aos alunos e pais da Escola Tasso da Silveira enviam mensagens de carinho, de esperança, de força através de atividades realizadas com seus professores em sala de aula, onde também expressaram seus sentimentos e impressões sobre o episódio.
Segue abaixo a carta na íntegra:
"Estou de luto, mas luto! E você?
No dia 07 de abril de 2011, pela manhã, o país foi surpreendido por um fato muitíssimo desagradável. Um homem entrou em uma escola e disparou tiros contra inocentes e indefesas crianças. Crianças estas, que estavam ali para o seu pleno desenvolvimento, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
Como pai, imagino o sofrimento das famílias, dos responsáveis e dos pais destas vítimas de tamanha crueldade. Consternados, inconsoláveis, inconformados, muitos não sabendo o que fazer depois de não pequena perda.
Com profunda tristeza, quero registrar o meu luto por estas crianças que partiram tão cedo. No entanto, também quero registrar:
Luto pela falta de segurança pública nas ruas de muitos bairros e nas escolas. Alunos e professores vivem desafiados por pessoas desordeiras. Não raro, hoje em dia percebemos a violência contra professores e alunos no lócus escolar.
Luto porque muitas armas ainda estão nas mãos de pessoas sem preparo algum, e não compreendem que quanto mais armas existirem com tais pessoas, mais assassinatos teremos.
Luto porque perdemos uma parte do nosso futuro. Crianças que cresceriam e seriam promissores cidadãos.
Luto pela família do atirador que representa tantas famílias sem estrutura e sem diálogo. Muitos lares não conseguem quebrar a barreira do silêncio, ou a rotina de assistir os mesmos programas, as mesmas novelas todos os dias e tirarem algum tempo para conversar. Não perguntam como foi o dia, não falam sobre o tempo, sobre alegrias e tristezas. Simplesmente, dentro de casa é cada um por si.
Luto porque a primeira instituição que a criança tem contato, que é a família, está perdendo seu poder, perdendo o controle da situação.
Luto porque pais esqueceram que a responsabilidade de educar, primeiramente é da família, e a escola complementa a educação.
Luto porque famílias não falam mais de Deus e deixam as crianças crescerem sem o mínimo de conhecimento do Salvador e, ao invés de aprenderem a se relacionarem com Deus, aprendem o relacionamento virtual, sendo ensinadas, dirigidas e influenciadas pela mídia.
Luto porque muitos professores deste atirador que não conseguiram perceber o seu pleno desenvolvimento, ou se perceberam, não fizeram questão de ajudá-lo enquanto era aluno.
Luto pela forma que a mídia sensacionalista divulga os casos, os fatos, as notícias.
Luto e lutarei pela vida, pela paz, pela união, pelo amor.
Luto e continuarei lutando para cooperar social, intelectual, emocional e espiritualmente com as famílias e crianças, principalmente, as que vivem em situação de risco, para aprenderem a ter esperança e fé no Pai Celestial, e que a vida é um dom de Deus, e não podemos tirar nem a nossa, nem a de ninguém.
Baruch Habbá B’Shem Adonai
Teólogo, Pedagogo, Especialista em Psicopedagogia Institucional "
Seguem as imagens dos trabalhos e mensagens de carinho, esperança e força dos nossos alunos.
Votos de Paz, Saúde e Amor para Todos!
Ciep Patrice Lumumba
Edição e Fotos:
Marco A. Ananias ( Ed. Física )
terça-feira, 12 de abril de 2011
Queimado com Coringa - Resultado Final
Enfim chegamos ao final do I Torneio Interno de Queimado Com Coringa do CIEP Patrice Lumumba. No dia da última rodada decisiva, tivemos o fato lamentável na EM Tasso da Silveira que deixou um clima tenso no ar. Os alunos estavam um pouco agitados e o fator psicológico e emocional fizeram a diferença. Após meditar sobre caminhos para evitar que possa existir qualquer chance de algo parecido voltar a acontecer seguimos a vida, vibrando muita luz para as crianças que partiram, muita força para os colegas e coleguinhas que retornarão e buscar trabalhar fundo a relação entre os alunos, o respeito pelas diferenças, a valorização da diversidade, a busca pela inovação, liberdade e segurança, democracia etc.
Após 5 rodadas de partidas desse novo queimado, onde todas as turmas jogaram entre si, acumulando 3 pontos a cada vitória e 1 ponto por empate, lembrando que cada turma possui duas equipes: Feminina e Masculina, temos três resultados a apresentar: Classificação Final Feminina, Masculina e Geral. Acompanhe os gráficos.
Esse torneio foi uma experiência que surgiu dentro de uma construção coletiva da escola. Foi interessante ver como cada um se envolveu no processo, as atitudes e comportamentos demonstrados em situações diferentes. Alguns alunos são mais esquentados, outros mais participativos, alguns são meio egoístas, outros não sabem perder. Os resultados são perfeitamente compreensíveis pelas circunstâncias tais como, turmas com mais meninas que outras, de meninos idem, pequena diferença de idade entre algumas turmas, fator sorte nas coringadas e alguns vão falar do árbitro...
Alguns momentos das partidas desde a escolha do coringa à ação propriamente dita.



Obrigado por todos que ajudaram e torceram para que tudo acontecesse dentro do planejado. Nem tudo foi perfeito e tivemos alguns excessos mas que servem para nos aprimorar para os futuros eventos dessa natureza. Parabéns aos alunos, principalmente os que encontraram diversão dentro dessa competição e perceberam o valor da participação independente do resultado do jogo.
Marco.
Ed. Física.
Após 5 rodadas de partidas desse novo queimado, onde todas as turmas jogaram entre si, acumulando 3 pontos a cada vitória e 1 ponto por empate, lembrando que cada turma possui duas equipes: Feminina e Masculina, temos três resultados a apresentar: Classificação Final Feminina, Masculina e Geral. Acompanhe os gráficos.
Esse torneio foi uma experiência que surgiu dentro de uma construção coletiva da escola. Foi interessante ver como cada um se envolveu no processo, as atitudes e comportamentos demonstrados em situações diferentes. Alguns alunos são mais esquentados, outros mais participativos, alguns são meio egoístas, outros não sabem perder. Os resultados são perfeitamente compreensíveis pelas circunstâncias tais como, turmas com mais meninas que outras, de meninos idem, pequena diferença de idade entre algumas turmas, fator sorte nas coringadas e alguns vão falar do árbitro...
Alguns momentos das partidas desde a escolha do coringa à ação propriamente dita.
Obrigado por todos que ajudaram e torceram para que tudo acontecesse dentro do planejado. Nem tudo foi perfeito e tivemos alguns excessos mas que servem para nos aprimorar para os futuros eventos dessa natureza. Parabéns aos alunos, principalmente os que encontraram diversão dentro dessa competição e perceberam o valor da participação independente do resultado do jogo.
Marco.
Ed. Física.
sábado, 2 de abril de 2011
Torneio de Queimado com Coringa
Esse torneio terá 5 rodadas, onde as seis turmas que dou aula, jogarão entre si, somando 3 pontos por vitória ou 1 ponto por empate. Ao final da última rodada a turma que somar mais pontos é a campeã. O jogos são por categoria feminino e masculino e cada partida tem 15 min. de duração. Vence quem queimar mais vezes o coringa secreto do adversário durante esse tempo.
Estamos a duas rodadas do término do torneio e já tivemos excelentes jogos, muita emoção e animação por parte dos alunos e a disputa está acirra. Como os pontos de cada turma são a soma dos pontos das meninas com os pontos dos meninos temos muitas variáveis que deixam o evento mais emocionante.
Seguem alguns dos melhores momentos do jogos já disputados e em breve divulgaremos o resultado final do torneio mas sabendo que todos que participam podem se considerar vencedores.
Olha a Bola!
Marco - Ed. Física
sábado, 26 de fevereiro de 2011
Começaram as aulas!
Começaram as aulas! E na Educação Física não poderia ser diferente! Após uma semana de capacitação específica para Educação Física Escolar, oferecida pela Secretaria Municipal de Educação, onde muita informação e motivação foi passado para nós professores da rede por outros grandes professores ( mais informações dessa vivência e algumas fotos no blog - http://santacorporeidade.blogspot.com/2011/02/iniciando-novo-ano-letivo-2011.html ), iniciamos nossas aulas valorizando o diálogo entre alunos e professores, respeitando os contextos e nossas histórias e tentando criar um tempo, um espaço e uma condição onde o processo de ensino e aprendizagem da cultura corporal do movimento possa ser praticado, experimentado e vivido tanto pelo aluno como pelo educador.
Inspirado pelas palavras e idéias apresentadas na capacitação e estudando as orientações curriculares de Educação física, da Secretaria de Educação, trouxe para um papo inicial a importância da participação do aluno na construção e seleção de conteúdos a serem trabalhados e da visão de progressão que devemos ter nas atividades pedagógicas, indo do mais fácil para o difícil, do simples para o complexo.
As turmas do 5º e 4º anos, a 1301 e a 8101 após um bom papo inicial sobre as possibilidades do Ano Letivo, a forma como iremos trabalhar na Ed. Física e as apresentações dos alunos novos, foram desafiadas a praticar o jogo Queimado, que todos conhecem, com alguma variação que o tornasse mais difícil e animado. Dei alguns exemplos como queimado que não volta, queimado com escudo, queimado com setores. Para nossa felicidade um nova aluna trouxe de suas experiências em outra escola,( agora escrevendo não tenho certeza do nome da nossa nova aluna mas assim que confirmar vou acrescentar nos comentários, ok?) uma variação muito legal que fez o maior sucesso com a maioria absoluta dos alunos.
Queimado com Coringa, esse é o nome. Cada time escolhe um dos seus jogadores para ser o Coringa, sem que o outro time saiba. Só o Juiz ( Eu ) pode conhecer os dois Coringas. O time que queimar o Coringa do outro time vence a partida.
Houve várias estratégias como defender o Coringa, defender um falso coringa para confundir, escolher um bom jogador para ser ocoringa, etc.
Show de Bola todo mundo! Até a próxima...
Assinar:
Postagens (Atom)



