domingo, 21 de novembro de 2010

Corrida de Fórmula T ( Tampinha ) - Educação Física

Oi Amigos,

Em meio aos preparativos da comemoração do aniversário de 25 anos do CIEP, surge uma nova brincadeira no nosso tempo e espaço da Educação Física. E foi através do antigo giz, do chão do fundo da quadra e de algumas tampinhas de garrafas, mais a disposição e imaginação dos nossos alunos.

Resgatando uma brincadeira em minha história e no meu lado criança, sugeri uma pista ou circuito fechado, com curvas e retas, alguns trechos mais estreitos e com uma linha ou faixa de largada e chegada, desenhado no chão. No meu tempo de "ginásio" ou 1º  grau fazíamos muito no caderno,  pistas similares para correr com canetas e suas linhas. Na praia, até pouco tempo, fazia com meu filho pistas parecidas mas em alto relevo com morros, túneis e valas. Nesse caso corríamos com tampinhas.

Logo um pequeno grupo se interessou pela proposta da corrida, cada um com seu carrinho-tampa, todos movidos a propulsão de petelecos e pequenos tapas. Um de cada vez deslocava sua tampinha no sentido de contornar a pista e ser o vencedor. Quem saísse da pista retomava posição na linha, no ponto que escapou.

Foi só percorrerem algumas curvas na brincadeira que rapidamente iniciou-se uma busca a tampinhas pela quadra e adjacências. Com novos pilotos, tivemos que desenhar outro circuito.  Imediatamente após as duas pistas estarem tomadas de corredores, um grupo partiu para a criação de uma nova pista feita só pelos alunos. Fizeram uma bem grande e estreita, bastante desafiadora.

 Surgiram estratégias inusitadas como colocar terra dentro da tampinha para aumentar o efeito solo e ter mais aderências ao piso e inventaram novas regras como tentar um peteleco para colocar a tampinha num ponto bem a frente por fora da pista. Em caso de parar fora das linhas, voltaria ao início. Teve também um desenho de pista diferente e alternativo.

Foi um momento da aula muito legal, pela descoberta de uma novidade, pelo entrosamento de todos, pelo jogo em si e espero que o alunos levem essa opção em sua bagagem de possibilidades de brincadeiras, lazer, arte e relacionamento.

Seguem abaixo mais imagens como registro desse instante que a turma 1302 vivenciou na aula de Educação Física do dia 16 de Novembro de 2010.

Parabéns e obrigado a Turma!



















2 comentários:

  1. vi um filme hoje "concorrencia desleal" e tinha uma cena das crianças brincando de tampinhas. muito legal esse teu blog. valeu mesmo pelas fotos. me trouxeram boas lembranças.

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA PELA SUGESTÃO! MA-RA-VI-LHO-SA,TUDO QUE EU PROCURAVA PARA MELHORAR NOSSO RECREIO NA ESCOLA. ABRAÇO!

    ResponderExcluir