sábado, 26 de fevereiro de 2011

Começaram as aulas!


Começaram as aulas! E na Educação Física  não poderia ser diferente! Após uma semana de capacitação específica para Educação Física Escolar, oferecida pela Secretaria  Municipal de Educação,  onde muita informação e motivação foi passado para nós professores da rede por outros grandes  professores ( mais informações dessa vivência e algumas fotos no blog -  http://santacorporeidade.blogspot.com/2011/02/iniciando-novo-ano-letivo-2011.html ), iniciamos nossas aulas valorizando o diálogo entre alunos e professores, respeitando os contextos e nossas histórias e tentando criar um tempo, um espaço e uma condição onde o processo de ensino e aprendizagem da cultura corporal do movimento possa ser praticado, experimentado e vivido  tanto pelo aluno como pelo educador.

Inspirado pelas palavras e idéias apresentadas na capacitação e estudando as orientações curriculares de Educação física, da Secretaria de Educação, trouxe para um papo inicial a importância da participação do aluno na construção e seleção de conteúdos a serem trabalhados e da visão de progressão que devemos ter nas atividades pedagógicas, indo do mais fácil para o difícil, do simples para o complexo.

As turmas do 5º e 4º anos, a 1301 e a 8101 após um bom papo inicial sobre as possibilidades do Ano Letivo, a forma como iremos trabalhar na Ed. Física e as apresentações dos alunos novos, foram desafiadas a praticar o jogo Queimado, que todos conhecem, com alguma variação que o tornasse mais difícil e animado. Dei alguns exemplos como queimado que não volta, queimado com escudo, queimado com setores.  Para nossa felicidade um nova aluna  trouxe de suas experiências em outra escola,( agora escrevendo não tenho certeza do nome da nossa nova aluna mas assim que confirmar vou acrescentar nos comentários, ok?) uma variação muito legal que fez o maior sucesso com a maioria absoluta dos alunos.

Queimado com Coringa, esse é o nome. Cada time escolhe um dos seus jogadores para ser o Coringa, sem que o outro time saiba. Só o Juiz ( Eu ) pode conhecer os dois Coringas. O time que queimar o Coringa do outro time vence a partida.

Houve várias estratégias como defender o Coringa, defender um falso coringa para confundir, escolher um bom jogador para ser ocoringa, etc.

Jogamos na terça com a bola de voleybol e na quinta com uma bolinha menor tipo minifutebol meio vazia o que facilitou a pegada para muita gente. Na quinta algumas turmas ainda adicionaram ao Queimado com Coringa, o Queimado com Escudo, onde alguns jogadores, usando colete, são inqueimáveis e podem e devem proteger seu time, criando mais uma dificuldade para o adversário que vai ter que trabalha e passar a bola entre si para atingir seus objetivos, queimar o Coringa.

Show de Bola todo mundo! Até a próxima...
Marco

Veja mais alguns momentos dos jogos:







4 comentários:

  1. Oi Marco! Gosto de trabalhar com as variações de Queimada (assim chamam a maioria por aqui...); esse ano iniciei com a Queimada dos 4 lados(ou 4 cantos) com as turmas de 8º e 9ºs anos; com os 7ºs anos tive que fazer a Queimada simples,sem queimar dos lados pq alguns nem sabiam qdo ir para a barra! Assim já trabalhamos alguns gestos/fundamentos do Handebol que quero fazer em algumas aulas lembrando as regras básicas(7º/8ºs) e mostrando sobre o Beach Hb aos 9ºs anos, pq não consegui trabalhar ano passado. Gosto de começar visando o HB pq, se fizer equipe para os jogos já conheço novos alunos que gostam da modalidade da minha especialidade. Abs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Anelise, Obrigado pela sua participação abrindo os comentários desse post aqui no blog. Legal sua estratatégia pedagógica para chegar ao HB competição vindo do(a) queimado(a)diversão que com suas variações fazem o aluno repensar a modalidade dentro da prática, tornando o jogo mais desafiador. Abçs. Marco.

    ResponderExcluir
  3. Olá, pessoal do CIEP Patrice Lumumba! Gostei bastante do blog. Sou do portal Rioeduca e gostaria de divulgar o blog de vocês. Tem alguma novidade saindo do forno?
    Angela
    Representante Rioeduca 3ªCRE
    angela.freitas@rioeduca.net
    @angeladario

    ResponderExcluir
  4. Angela, Obrigado pela visita e que bom que gostou! Vamos ter novidades sim, com certeza!
    Marco A. Ananias
    Ed.Física/Apoio Digital
    @mananias

    ResponderExcluir