quinta-feira, 14 de abril de 2011

A luta e o luto


Logo após o ocorrido na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, Rio de Janeiro, recebemos do pai de um de nossos alunos uma carta refletindo sobre esse triste fato. Como estamos conduzindo nossas vidas, nossas atitudes e hábitos enquanto cidadãos, família e sociedade? Como está o diálogo e a relação entre as pessoas? Ainda conversamos sobre a Vida, sobre o dia a dia, “sobre o tempo, sobre alegria e triteza”,  sobre Deus? Estamos deixando a mídia conduzir nossos filhos e alunos nesse processo de formação e desenvolvimento?

 O Sr. Manoel Flausíno nos autorizou publicarmos sua carta em nosso blog, pois gostariamos de compartilhar com todos suas palavras e reflexões.

 
Os alunos do CIEP Patrice Lumumba, em solidariedade aos alunos e pais da Escola Tasso da Silveira enviam mensagens de carinho, de esperança, de força  através de atividades realizadas com seus professores em sala de aula, onde também expressaram seus sentimentos e impressões sobre o episódio.

Segue abaixo a carta na íntegra:

"Estou de luto, mas luto! E você?

No dia 07 de abril de 2011, pela manhã, o país foi surpreendido por um fato muitíssimo desagradável. Um homem entrou em uma escola e disparou tiros contra inocentes e indefesas crianças. Crianças estas, que estavam ali para o seu pleno desenvolvimento, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

Como pai, imagino o sofrimento das famílias, dos responsáveis e dos pais destas vítimas de tamanha crueldade. Consternados, inconsoláveis, inconformados, muitos não sabendo o que fazer depois de não pequena perda.

Com profunda tristeza, quero registrar o meu luto por estas crianças que partiram tão cedo. No entanto, também quero registrar:

Luto pela falta de segurança pública nas ruas de muitos bairros e nas escolas. Alunos e professores vivem desafiados por pessoas desordeiras. Não raro, hoje em dia percebemos a violência contra professores e alunos no lócus escolar.

Luto porque muitas armas ainda estão nas mãos de pessoas sem preparo algum, e não compreendem que quanto mais armas existirem com tais pessoas, mais assassinatos teremos.

Luto porque perdemos uma parte do nosso futuro. Crianças que cresceriam e seriam promissores cidadãos.

Luto pela família do atirador que representa tantas famílias sem estrutura e sem diálogo. Muitos lares não conseguem quebrar a barreira do silêncio, ou a rotina de assistir os mesmos programas, as mesmas novelas todos os dias e tirarem algum tempo para conversar. Não perguntam como foi o dia, não falam sobre o tempo, sobre alegrias e tristezas. Simplesmente, dentro de casa é cada um por si.

Luto porque a primeira instituição que a criança tem contato, que é a família, está perdendo seu poder, perdendo o controle da situação.

Luto porque pais esqueceram que a responsabilidade de educar, primeiramente é da família, e a escola complementa a educação.

Luto porque famílias não falam mais de Deus e deixam as crianças crescerem sem o mínimo de conhecimento do Salvador e, ao invés de aprenderem a se relacionarem com Deus, aprendem o relacionamento virtual, sendo ensinadas, dirigidas e influenciadas pela mídia.

Luto porque muitos professores deste atirador que não conseguiram perceber o seu pleno desenvolvimento, ou se perceberam, não fizeram questão de ajudá-lo enquanto era aluno.

Luto pela forma que a mídia sensacionalista divulga os casos, os fatos, as notícias.

Luto e lutarei pela vida, pela paz, pela união, pelo amor.

Luto e continuarei lutando para cooperar social, intelectual, emocional e espiritualmente com as famílias e crianças, principalmente, as que vivem em situação de risco, para aprenderem a ter esperança e fé no Pai Celestial, e que a vida é um dom de Deus, e não podemos tirar nem a nossa, nem a de ninguém.
Baruch Habbá B’Shem Adonai
Pr. Manoel Flausino (manoelflausino@ig.com.br Tel 7728-4390)
Teólogo, Pedagogo, Especialista em Psicopedagogia Institucional"

Seguem as imagens dos trabalhos e mensagens de carinho, esperança e força dos nossos alunos.









Votos de Paz, Saúde e Amor para Todos!

Ciep Patrice Lumumba

Edição e Fotos:
Marco A. Ananias ( Ed. Física )

3 comentários:

  1. Prof Marco

    Nessas horas devemos nos unir e passar essa mensagem de paz...

    Claudia Nunes / CP

    ResponderExcluir
  2. Olá, pessoal do meu querido CIEP Patrice Lumumba e em especial Professor Marco ... É com muito orgulho que, ao visitar o BLOG desta Escola em que realmente cidadania, solidariedade, respeito, conhecimento são trabalhados em todos os espaços, venho parabenizar os trabalhos e a carta maravilhosa do responsável. Tenho visto muitos trabalhos e registros sobre o triste ocorrido, mas o que vi neste BLOG realmente me emocionou... Percebi a forma solidária e sofrida, sem ser agressiva, com que o assunto foi trabalhado e isso é muito bom... Agora não é hora de procurarmos culpados, mas de nos fortalecermos, não é? E foi isso que meu coração viu aqui. Beijos em todos vocês, alunos, responsáveis e educadores deste lugar tão especial para mim... Cassia Brasil

    ResponderExcluir
  3. Oi Cláudia, Estamos juntos passando essa mensagem e outras colaborando para realizar esse ambiente de Paz, de Evolução, de Superação...

    Oi Cássia, compartilho com você essa percepção de carinho e cuidado com que nossos alunos abordaram esse fato. Também me emocionou. E fico também feliz e honrado com sua visita e seu comentário nesse post. Estamos nos esforçando para manter o blog em plena atividade...

    Abçs
    Marco.

    ResponderExcluir