DOÇURA OU TRAVESSURA? É O CIEP PATRICE LUMUMBA CONHECENDO OUTRA CULTURA...
MESA DE GULOSEIMAS ORNAMENTADA CARINHOSAMENTE PELA PROF. MIRTES
MESA DE GULOSEIMAS ORNAMENTADA CARINHOSAMENTE PELA PROF. MIRTES
Cultura e respeito são duas palavras muito conhecidas no CIEP Patrice Lumumba. O tema foi desenvolvido por todos os professores, através de músicas, contação de histórias, desenhos, dramatização... A Professora Mirtes montou um camarim, onde os alunos se fantasiaram e tiraram fotos.
ALUNOS DO PEJA COM FANTASIAS DO CAMARIM
Com essa preocupação em conhecer e respeitar diversas culturas, no dia 09/11/2011, realizamos a Festa do Halloween, organizada pelos professores do PEJA.
CLAUDIA, CAVEIRAS NÃO IDENTIFICADAS RS, PAULA, ANA CRISTINA E ELENIR
DA ESQUERDA PRA DIREITA... TODOS PROFESSORES DO PEJA
TANIA, BETH, MARCELO, ROGÉRIO (INGLÊS), MIRTES E NA FRENTE A PAULA
Todos ficaram deslumbrados com a decoração do auditório e com água na boca com a mesa de doces, onde todos contribuíram com as guloseimas. Nada de travessura! rs
As alunas do 2º ano foram convidadas e se apresentaram ao som da música "Thriller” de Michael Jackson.
ALUNAS DA TURMA 1202
Fizemos um ambiente dancing, com luzes coloridas em nosso auditório.
Os alunos e convidados foram instruídos a dizer a famosa frase: “Doçuras ou Travessuras?” para que pudessem se deleitar com os doces servidos à mesa.
Com muita dança, animação e diversão, todos os presentes puderam aprender um pouco sobre a cultura norte-americana. Conhecer e respeitar diferentes culturas é fundamental para o desenvolvimento do cidadão, e o CIEP Patrice Lumumba mais uma vez inova nessa formação!
O Professor de Inglês, Rogério Melo, foi um grande incentivador desse evento, não poderia ser diferente.
A Equipe de Direção parabeniza todos os professores por mais um evento de sucesso!
Descobrimos que no dia 31.10.2011 comemoramos o Dia do Saci, para resgatar o folclore brasileiro contra a comemoração ao Dia das Bruxas.
Os professores fizeram várias pesquisas. Na decoração fizeram questão de colocar doce de abóbora, encapar pirulitos decorando com fantasmas, enfim, segue abaixo algumas descobertas que fizemos.
a abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria.
a vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.
o caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.
a vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.
as moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.
os bilhetes com os pedidos, devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.
a aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.
o morcego - simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.
o sapo - está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.
gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Universo.
"Trick or Treat (Doçura ou travessura) o famoso termo em inglês, traduzido para o português.
Direção, Coordenação e Equipe PEJA
Nenhum comentário:
Postar um comentário