domingo, 20 de novembro de 2011

I FESTIVAL AUDIOVISUAL DA REDE MUNICIPAL



O CIEP Patrice Lumumba teve a honra de participar do I Festival Audiovisual da Rede Municipal realizado de 16 a 19 de Novembro.  A abertura do evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação - Mídia Educação, foi no Cine Carioca Nova Brasília, no complexo do Alemão, contou com a presença de Claúdia Costin, nossa secretária, Marialva Monteiro, fundadora do CINEDUC, Elisabete Bullara, curadora da mostra, Marelise, diretora do CIEP e Conceição, professora / sala de leitura / cineclube do CIEP. A programação aconteceu em diferentes locais da cidade: Cine Glória, Ponto Cine (Guadalupe) e Cinema Nosso (Centro).

"O Fominha", nosso vídeo, foi exibido no Cine Glória dia 17 de Novembro, pela manhã.  Estivemos lá presente conferindo esse momento mágico da Sala de Cinema e ainda vimos outras obras que foram bem legais e interessantes.


A organização estava nota dez e nossos alunos foram recebidos com um super lanche saboroso e colorido. Os vídeos que vimos mostram que são infinitos caminhos para uma linguagem audiovisual e é muito bom deixar a criatividade voar, além de ferramenta arte-pedagógica eficiente e poderosa.



Ao final da programação da qual fazíamos parte foi proposto um diálogo ou um espaço para alguma declaração da audiência.  Quando citaram "O Fominha" falei um pouco de como se deu o nosso processo.

Expliquei como surgiu o tema, decorrente de situações que vinham acontecendo nas aulas de Educação Física, quando um aluno monopolizava as ações do jogo, ou não compartilhava a brincadeira com os outros. A insatisfação coletiva gerada pelo egoísmo e egocentrismo prejudicava todos . Poderíamos desenvolver um vídeo que mostrasse e alertasse sobre a questão.

Houve a ideia do texto coletivo a partir de uma chuva de frases feitas pelo 5ºAno.  Nessas frases eles deveriam dizer o que pensavam, sentiam ou que ajudasse a melhorar a relação entre todos.  Pensamos em animação, recortes, stopmotion. Porém ousamos em mesclar com quadros, fotos, escritas, mãos, desenhos, falas. Utilizamos músicas com licenças Creative Commons. Todos os créditos e atribuições aparecem no fim do vídeo que tem pouco mais de 6 minutos.





No dia 19 de Novembro, na parte da manhã, no Cine Glória dentro da programação do I Festival Audiovisual da SME, houve um bate papo com representantes dos Projetos Anima Escola ( Marcos Magalhães ), Imagem em Movimento (Ana Dillon), Pequeno Cineasta (Daniela Gracindo e Cristina Savian) e Oficine-se da Paz, projeto parceria com Ponto Cine ( Adailton Medeiros), instituições parceiras que desenvolvem trabalhos ligados ao audiovisual. Esse encontro foi uma grande oportunidade de troca onde houve um rico debate.


Realmente foi muito importante estar presente nesse encontro e entender como estamos cercados de ótimos projetos e iniciativas que vem ao encontro desse alunado que busca formas de comunicação cada vez mais audiovisual e pensa fácil quando o assunto é mídia e tecnologia. Foi uma aula de história sobre as raízes dos projetos pedagógicos pelo viés da imagem, do som e do cinema dentro da educação pública.

Aprendi que o CINEDUC foi muito importante para difundir essa preocupação de levar essa linguagem audiovisual para crianças e jovens e que hoje em dia existem muitas oportunidades de desenvolver trabalhos nessas áreas. Mesmo assim, na conversa entre os presentes no encontro, foi dito que temos que ter atenção com a apropriação dos recursos pelos professores dando voz aos alunos, para que não haja descontinuidade dos projetos, principalmente nas sucessões de gestores. Essa fala e esse cuidado vem da homenageada do encontro, uma pioneira e fundadora do CINEDUC, Marialva Monteiro. Agradeço por essa oportunidade a Secretaria Municipal de Educação e, em especial, a Equipe Mídia-Educação.

Seguem os links dos Parceiros nessa área AudioVisual:








Nenhum comentário:

Postar um comentário